A comunicação é fator de empoderamento profissional

Mais de um ano depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, vemo-nos ainda trancados em casa, conciliando os afazeres domésticos com todo o trabalho em home office, com escassas horas de descanso e a saúde mental cambaleando.

Definitivamente, desafio foi o que não faltou neste último ano. E a resiliência é o que vai auxiliar no sucesso dos nossos projetos, pessoais ou profissionais, neste cenário que enfrentamos.

Nas empresas, essa resiliência é necessidade gritante. O elo entre as equipes nunca fez-se tão essencial. Equipe alinhada produz de maneira assertiva, conduz projetos com fluidez e garante o resultado no final do exercício. Mas como manter esse alinhamento vivo quando existe uma tela impedindo pessoas do famoso “olho no olho”?

É aí que – modéstia à parte – entra o papel insubstituível da equipe de comunicação. E te explico o porquê! Sabe aquele potencial de empoderamento que o conhecimento tem? Pois é. A comunicação dentro de uma empresa, a chamada comunicação interna, tem como principal função empoderar os colaboradores da instituição, fazendo com que todos eles sejam detentores das principais informações, novidades, avanços e atividades do local onde eles trabalham. Afinal, quem faz a roda girar são eles!

E, além do relacionamento com quem está do lado de dentro, uma comunicação interna feita de maneira correta e inclusiva, reflete diretamente na fala daquela empresa com seu cliente. Aquele papo de que seus valores devem estar alinhados aos valores da instituição para a qual você trabalha é o mais verdadeiro possível. Se você tem uma equipe que conhece sua missão, visão e valores (olha o papel da comunicação aí!), você tem uma equipe que escolhe, verdadeiramente, estar ali todos os dias.

E isso não tem treinamento que substitua!

Com a pandemia, empresas que não tinham uma estrutura de comunicação interna começaram a sentir a dificuldade de fechar os olhos para essa necessidade, já que dentro de casa tinham uma equipe clamando por atenção, informação e alinhamento. As estratégias a curto e longo prazo foram bruscamente alteradas e toda uma postura exigida dos colaboradores até então, em muitos casos, já não fazia sentido.

Entende a dificuldade de alinhar tudo isso e colocar essas mudanças pra jogo sem uma linha direta e transparente de comunicação com o time?

A pandemia nos obrigou a lembrar que, por trás de cada analista, gerente, supervisor ou diretor, existe um ser humano com dores e amores. E que, sob pressão, todos os estados são alterados. Cabe a cada empresa priorizar e entender a necessidade daquele time de seres humanos que tem na mão. E, entendida essa necessidade, comunicar da maneira correta os rumos que esse time precisa seguir.

Que o aprendizado desta pandemia perdure e que vejamos mais empresas entendendo que comunicação é investimento e cuidado. Que comunicação pode transformar empresas, ambientes, profissionais e pessoas.